27 de fev. de 2009

um curto circuito no carnaval de Salvador!


(vinheta: silvana rezende)

Carnaval 2009: o ano em que os ventos subversivos sopraram mais forte no carnaval hiper-mega-super mercantil de Salvador. É preciso que as pessoas saibam que, diferente do Rio, Recife ou Veneza, Salvador não tem carnaval de rua e sim carnaval na rua - festas privadas nas ruas.

Mas novos e velhos ventos mantém aceso o espírito subversivo do carnaval: a Mudança do Garcia, os trios independentes (esse ano foram muitas as opções patrocinadas pela Secretaria de Cultura: Lucas Santana, MiniStereo Público, Novos Baianos, Arto Lindsay, Otto, Cidadão Instigado, Sarajane, Furtacor etc). E para os que acham que isso é desperdício do dinheiro público, um lembrete: é preciso fomentar novos formatos sim, provocar ruídos, sons estranhos... É desse contexto que as invenções revolucionárias surgem e interagem com as tradiçoes.

É preciso lembrar também que carnaval significa a "SUSPENSÃO DO ESTATUTO SOCIAL". Está escrito em qualquer dicionário (Aurélio, Houaisss etc). O estado aceita oficialmente essa suspensão e por isso entrega o comando da cidade ao Rei Momo. Há um "acordo" coletivo, aceito por todos, por isso homens se vestem de mulher e vice-versa e tá tudo certo.

Mas o espírito mercantilista que se apossa ferozmente do carnaval de Salvador não só não suspende, como evidencia cada vez mais o estatuto e as diferenças sociais. Não somos ingênuos a ponto de desejar que o carnaval não tenha uma estrutura comercial, mas acreditamos que ela deve estar a serviço do espírito que alimenta o carnaval: a subversão, a liberdade, a brincadeira, a quebra de fronteiras sociais e econômicas...

Somos ingênuos apenas a ponto de desejar que o carnaval não perca isso de vista. E sonhamos ardentemente com o dia em que cada comunidade vire as costas para os camarotes, cordas e celebridades e alugue seu próprio carrinho de café e invente seu próprio carnaval!!

CURTO CIRCUITO é um bando de almas livres e ingênuas que reivindica o seu direito de celebrar a vida nas ruas, sem cordas, abadás e coreografias padronizadas. Salve o CURTO CIRCUITO, Mudança do Garcia, trios independentes e os foliões pipocas que perambulam livres pelo carnaval de Salvador!

E você que liberou sua alma no CURTO CIRCUITO, faça comentários, baixe as fotos, poste, espalhe o CURTO CIRCUITO pelos circuitos da cidade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта curtocircuitonocarnaval.blogspot.com